quarta-feira, 26 de março de 2008

Outra "piscadela de olhos" às imagens!

É verdade! Desta feita, a "piscadela de olhos" vai inteirinha para o filme que a EB1 de Chafé imaginou e que foi filmado em 2 locais diferentes: o salão paroquial de Chafé e a RESULIMA! Se bem se lembram, porque já aqui deixamos escrito, a história deste 4º ano anda à volta de umas garrafas de vidro, uns sacos-plástico e umas folhas de papel que de repente decidem fazer uma transformação... e mais não contamos! Aproveitem para ver as imagens que foram montadas pelo Rui Santos. O Rui é um montador profissional que gosta imenso de vir de Lisboa até Viana do Castelo editar estes pequenos filmes do projecto ecopostal. Acreditem que ele tem-se divertido imenso. Neste pequeno excerto, chamamos a vossa atenção para a diferença que a música traz às imagens. Todas as músicas e canções que fazem parte de um filme nunca estão lá por acaso. Elas, as músicas e as canções, são pensadas de modo a transmitirem ou reforçarem sentimentos ao espectador. Apesar destas imagens já terem sido montadas, não quer dizer que o filme final irá ficar como aqui vemos pois o processo de pós-produção de um filme é algo longo e complicado. Na pós-produção faz-se a montagem do filme e o tratamento do som e da imagem. Espero que gostem de ver este pequeno e excerto e que fiquem com vontade de ver o resto do filme!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Antes das filmagens...Maratona da Leitura!

É verdade! Enquanto que alguns alunos do 4º ano da EB1 de Chafé esperava pelo transporte que nos levaria às instalações da Resulima, aproveitou-se para continuar a Maratona da Leitura! Inserido no Plano Nacional de Leitura e na Semana da Leitura, estes alunos tentaram ler, uns para os outros, o máximo de livros possível. Nas fotos vemos alguns exemplos disso mesmo ou dos vários tipos de leitura que cada um podia encontrar dentro do seu gosto pessoal. Mas o trabalho continua! E lá estivemos nós mais uma vez na Resulima a filmar o "caminho" que os nossos personagens-objecto tomam depois de serem despejados dos ecopontos. Nada disto teria sido possível sem a imprescendível ajuda da Beatriz Tavares que trabalha na Resulima. Além das informações precisas que nos dá, ela também se disponibilizou para ser uma personagem na história da EB1 de Chafé. Ela ainda não nos disse nada mas esperemos que também se esteja a divertir como todos nós no projecto ecopostal! Obrigado, Beatriz!

As "ESTRELAS" em ascensão!

Uma das ideias base que o projecto ecopostal tenta passar para todos os alunos é que o cinema, a televisão ou o teatro só funciona e resulta se todos trabalharem em equipa! O colectivo tem e terá sempre mais força que o individual. Na foto aqui em cima, temos o corpo docente que lecciona na EB1 do Barral e que todos os dias trabalha afincadamente para instruir e educar os seus alunos. Mesmo assim, a Professora Mariana, a Professora Susana, a Professora Lurdes, a Professora Augusta, a Professora Fátima e a Professora Marina dispuseram um pouco do seu tempo para filmarem uma pequena cena que fará parte da história que o 4º ano idealizou. Acreditem que foi muito divertido, apesar de ter sido algo rápido devido aos afazeres de todas, a cena que se trabalhou. Foi graças ao empenho, entrega e ao trabalho de equipa que este contributo do corpo docente vai ter impacto no resultado final. Nós aqui no ecopostal temos a certeza disso porque já vimos as imagens! Aqui está um exemplo da entrega destas "ESTRELAS" de todos dias num momento em que representam um papel que não o da sua profissão. Mas a EB1 do Barral mudou de nome?! Não! Isto é simplesmente ficção. Todos os alunos do 4º ano foram armazenando lixo "limpo" (todo o tipo de lixo que não deita cheiro) ao longo das semanas para se poder realizar todas estas cenas que são importantes para a história! Aqui para baixo temos mais alguns exemplos de como foi preciso "sujar" algumas partes do exterior da Escola para a tornar em algo parecido a um "Inferno da Poluição"!