quarta-feira, 23 de maio de 2007

A Canção do Ecoponto de Navió

Aquando das gravações da Canção do Ecoponto, resolvemos ver e ouvir os meninos e meninas a cantarem. Acham que estão afinados?

terça-feira, 1 de maio de 2007

Navió a cantar a plenos pulmões!

Como todos já sabiam mais ou menos o ritmo que o Nuno ensinou, e já sabiam bem o refrão da CANTIGA DO ECOPONTO, fizemos um pequeno cortejo à volta de escola! Cada um com seu instrumento-resíduo, lá se cantou pelo recreio fora para quem nos quisesse ouvir. Foi mesmo muito divertido!

O José Pedro fez anos!

Mas não foi só trabalho e mais trabalho que este dia teve. O José Pedro fez anos, 10 anos, e decidiu levar um bolo para comemorar com todos os meninos e meninas do 4ºano. Podem crer que o bolo de chocolate, e com uma decoração muito clubista, estava muito, muito bom. O postaldigital deseja-te MUITOS PARABÉNS, JOSÉ PEDRO! A cortar o bolo temos a Professora Maria Rosa. Finalmente conseguimos apanha-la distraída para podermos ter aqui uma fotografia dela!

Trabalho duro em Rio Côvo!

Hoje foi dia de muito trabalho. Os meninos do 4º ano foram divididos em grupos depois de todos concordarem com a história que vai ser filmada. A história, que surgiu dos contributos de todos os meninos, fala sobre a compostagem. No recreio da escola surge um objecto estranho (compostor) que ninguém sabe o que é ou para que serve. Alguns meninos decidem ir perguntar à Auxiliar, a D. Helena, se sabe o que aquele objecto é. Com a resposta negativa dela, os meninos decidem, então, perguntar às Sras. Professoras. Elas sabem o que é o objecto e para que serve mas decidem que os meninos do 4º ano têm de investigar. Sem demora, é formado um grupo de 4 meninos e meninas que tem o objectivo de descobrir e investigar sobre o assunto. Tal como uns Detectives eles iniciam o seu trabalho... O resto da história poderás sabê-la depois, quando o filme estiver terminado! Cada grupo tinha uma tarefa de preparação para a filmagem muito importante. Este grupo ficou responsável por determinar os espaços mais adequados para ser feita a filmagem, atendendo ao objectivo de cada cena da nossa história. Por exemplo: a história começa com um objecto estranho que aparece no recreio. É função deste grupo decidir qual o melhor sítio no recreio para filmar esta cena. Este grupo de 7 meninos e meninas tem uma tarefa bastante complicada. Eles têm de fazer o storyboard da nossa história. Storyboard (palavra em inglês) quer dizer que os meninos têm de transformar a história em imagens. Neste caso em desenhos. Como cada um deles já fez isso, quando se procurava a história para ser filmada, não deve ser muito difícil. Como a nossa história tem 4 Detectives eles vão fazer muita pesquisa. Uma parte da pesquisa será irem perguntar às pessoas das casas daquele lugar, perto da escola, se sabem o que é e para que serve aquele objecto encontrado no recreio. Claro que para isso eles levam uma fotografia que tiraram ao tal objecto (o compostor). Assim, este grupo de meninas tem de decidir quais serão as pessoas da comunidade que estarão dispostas a participar nas filmagens e entrar em contacto com elas. Este trabalho são geralmente os produtores que o fazem: saber se as pessoas estão interessadas em filmar e as melhores horas para o fazer. Finalmente, este grupo ficou encarregue de decidir qual o guarda-roupa a ser utilizado pelos personagens principais do filme: os 4 Detectives. Eles vão desenhar a roupa mais indicada para um Detective neste filme sobre a compostagem.